Conheça os Filtros Tipo Leito
Edição Nº 90 - Janeiro/Fevereiro de 2018 - Ano XVI
Esta notícia já foi visualizada 4853 vezes.


Conheça os Filtros Tipo Leito



por Carla Legner

Atualmente, existem diversos tipos de filtros para o processo de filtração de água, um deles é o filtro do tipo leito, de uma forma simples é um reservatório que contém em seu interior uma camada de material granulado com a finalidade de purificar o fluido líquido. Funciona seguindo os mesmos princípios dos processos de filtração convencional, a diferença consiste no tipo de meio filtrante. Geralmente, são utilizados como pré-tratamento ou polimento final para a água. 
De acordo com Valdir Montagnoli, gerente de produtos da DBD FILTROS E SERVIÇOS LTDA. – fabricante dos produtos LAFFI FILTRATION, comumente chamado de filtro, vaso filtrante, carcaça filtrante ou tanque, pode ser fabricado a partir de chapas de aço carbono  ou aço inox. Existem também carcaças filtrantes fabricadas em polietileno roto-moldado, revestido externamente com fibra de vidro (PRFV), servem para remover sólidos suspensos ou matéria orgânica dissolvida. A tecnologia de filtro de leito é geralmente alimentada por gravidade ou pressão por bombeamento, onde os fluidos líquidos entram pela parte superior, movendo-se para inferior, permeando pela mídia filtrante, mais comumente conhecido como leito filtrante, inserida no interior do vaso de pressão.


O leito retém as partículas sólidas e o fluido limpo é direcionado para a parte inferior da carcaça. São mais utilizados para filtrar água ou efluentes, mas podem ser instalados para purificar os fluxos de águas residuais industriais e ainda sistemas sépticos residenciais ou em condomínios. São equipamentos compostos por uma ou mais camadas de sólidos particulados (areia, carvão ou zeólita) suportados por um leito de cascalho sobre uma grade ou crepinas, que retém o meio filtrante por meio do qual o material a ser filtrado flui por gravidade ou por pressão.
A eficiência da filtração depende de vários fatores, incluindo a área de superfície dos meios de filtração e o tempo de contato. Os meios de filtragem são cuidadosamente projetados e concebidos para proporcionar grandes superfícies de filtragem e a retenção de sólidos indesejados, sem se tornarem demasiadamente restritivos ao ponto da obstrução do fluxo da vazão de ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade