A importância das filtrações na fabricação de medicamentos biotecnológicos
Edição Nº 94 - Setembro/Outubro de 2018 - Ano XVII
Esta notícia já foi visualizada 6520 vezes.


A importância das filtrações na fabricação de medicamentos biotecnológicos



por Cristiane Rubim

A filtração atua em todas as etapas do processo de fabricação de medicamentos biotecnológicos em escala industrial. Todas as soluções para a produção de um fármaco biológico são esterilizadas por filtração asséptica. Caso as filtrações não procedam como deveriam ou haja comprometimento da integridade do filtro, há risco de contaminação. Outros riscos relacionados aos filtros são aqueles que podem comprometer o processo. Por esses motivos, todas estas etapas passam por validação para garantir que cada filtro cumpra efetivamente com sua função. Acompanhe passo a passo as etapas de produção de medicamento biotecnológico e suas respectivas filtragens e veja as novidades tecnológicas em filtros nessa área também.


Novos tratamentos e desafios
Os laboratórios farmacêuticos se voltam atualmente para o desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos com foco em determinadas doenças, como nos tratamentos de câncer e doenças inflamatórias e infecciosas. A busca é pela inovação e por novos tratamentos. Mas há desafios a serem superados, principalmente aqui no Brasil, para o desenvolvimento e produção desses fármacos, devido à complexidade das moléculas e à variabilidade dos processos biológicos, além de questões técnicas, registro, normatização, nomenclatura, entre outros.
No caso do câncer, procuram-se outras formas de tratamento que vão além das tradicionais radioterapia, quimioterapia e cirurgia. 
A busca é por desenvolver alternativas de tratamentos com objetivo de trazer a cura para a doença. As substâncias dos biotecnológicos causam menos efeitos colaterais nos pacientes com tumores porque entram na circulação sanguínea e atacam somente as células que combinam com seu antídoto. Já o tratamento com quimioterapia combate qualquer célula que se reproduza rapidamente, mesmo a célula sendo saudável, e causa efeitos colaterais na pessoa que está doente.


Produção dos fármacos biológicos
A fabricação de medicamentos biotecnológicos é mais complexa do que a ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade