Publicidade
MEIO FILTRANTE - Bridgestone ensina como identificar o momento certo para trocar os pneus

Esta notícia já foi visualizada 1412 vezes.

Bridgestone ensina como identificar o momento certo para trocar os pneus

Data:21/12/2017


Vai viajar? Realizou a revisão no carro? A checagem completa no veículo é de extrema importância para a segurança do motorista e dos passageiros. Para a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, um item obrigatório e essencial na checagem são os pneumáticos. Eles são o principal elo entre o veículo e o solo e exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro.

“Existem variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus”, comenta Renato Baroli, diretor Comercial da Bridgestone. Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo, o tipo de piso, o clima e a manutenção correta realizada ao longo da vida útil do pneu. Por isso, os motoristas devem sempre ficar atentos ao TWI (Tread Wear Indicator). ”

O TWI são ressaltos de borracha localizados nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, significa que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’ e interfere na segurança do veículo e se torna passível de autuação pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, explica Baroli.

Caso seja constatada a necessidade da substituição dos pneus, é importante observar a quantidade de pneus que precisam ser trocados. O recomendado é trocar os quatro pneumáticos ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Na impossibilidade da troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.

Como saber qual é o pneu ideal para o veículo?

Para responder esta pergunta, o motorista precisa saber as medidas de largura, altura (ou série) e aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade dos pneus. Estas informações são encontradas no manual do proprietário.

As informações também estão disponíveis na lateral, onde estão localizados os dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra mostra o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70R13 82T, por exemplo, tem 175 mm de largura de seção, e altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. Na lateral, também é possível identificar a informação de data de fabricação - e não de validade – do pneu.

 

Pontos de vendas de pneus Bridgestone

A rede de revendedores de pneus Bridgestone e Firestone possui mais de 500 pontos de venda espalhados em todo o país, prontos para atenderem as mais diversificadas demandas e realizarem todas as manutenções preventivas e necessárias para evitar problemas durante as viagens. Para encontrar os locais mais perto de sua localização basta acessar o site http://www.bridgestone.com.br 
###


SOBRE A BRIDGESTONE

Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo (de acordo com levantamento realizado pela Tire Business – Global Tire Company Rankings, baseado em vendas de pneus em 2016). Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países em todo o mundo.

No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).

Saiba mais em www.bridgestone.com.br

Bridgestone
Josiene Santana – santanajosiene@la-bridgestone.com - Tel: +55 11 4433-1639

Máquina Cohn & Wolfe
Igor Taborda - igor.taborda@maquinacohnwolfe.com - Tel: +55 11 4433-1021/ +55 11 98539-7761
Thiago Salles – thiago.salles@maquinacohnwolfe.com - Tel: +55 11 3147-7426
Anna Brom – anna.brom@maquinacohnwolfe.com – Tel: +55 11 3147-7235

 
Igor Taborda
Assessoria de imprensa
Bridgestone do Brasil Ind. e Com. Ltda.
Telefone: 55-11- 4433-1021 
Celular 55-11-9+85397761
TabordaIgor@prestador.la-bridgestone.com
igor.taborda@maquinacohnwolfe.com
www.bridgestone.com.br

 fonte: www.maxpress.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade