Publicidade
MEIO FILTRANTE - UFSCar e IFSP conquistam medalha de prata em maratona de programação voltada ao agronegócio

Esta notícia já foi visualizada 1209 vezes.

UFSCar e IFSP conquistam medalha de prata em maratona de programação voltada ao agronegócio

Data:22/12/2017

As duas instituições criaram solução digital inovadora para desafios enfrentados pelos produtores de leite no dia a dia das fazendas 

Entre os dias 6 e 10 de dezembro, uma equipe com integrantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP, campus São Carlos) participaram, em Juiz de Fora (MG), da 1ª Maratona de Programação Rural para Produção de Leite, o Vacathon, como parte da programação do Ideas for Milk, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A equipe conquistou a medalha de prata. 
O evento foi destinado a empreendedores digitais, líderes de grandes empresas e entidades do agronegócio e de tecnologia da informação (TI), potenciais investidores, pesquisadores, além de docentes e estudantes universitários interessados em inovação digital e no ecossistema de startups. A equipe que representou a UFSCar e o IFSP no Vacathon foi formada por quatro estudantes da área da Computação - Leonam Brunhari e Lucas Franco, do IFSP; e Henrique Almeida Marcomini e Leila Aparecida da Silva, da UFSCar - e contou com o docente Diego Furtado Silva, do Departamento de Computação (DC) da UFSCar, como Embaixador.
Na ocasião, os alunos criaram uma solução atrativa, com um vasto conjunto de funcionalidades, utilizando plataformas de diferentes empresas que patrocinaram o evento (como IBM e BovControl). A medalha de prata colocou a UFSCar e o IFSP entre a 6ª e 10ª posição, entre vinte equipes inscritas e 16 soluções apresentadas.
"Durante a maratona, tivemos acesso aos problemas enfrentados na cadeia de produção de leite e derivados que podem ser resolvidos através de excelentes soluções tecnológicas. E buscamos contribuir com soluções inovadoras aplicáveis à área, economicamente estratégica para o nosso País. O evento apresentou infinitas oportunidades de negócios e pesquisa, relacionados a IoT [Internet das Coisas], aprendizado de máquina, processamento de imagens, entre outros", afirma o Embaixador da equipe. 
A programação contou com palestras sobre inovação, empreendedorismo e agronegócio, além do Desafio de Startups e de visitas à fazenda da Embrapa e à indústria de laticínios. O objetivo foi, justamente, compartilhar informações sobre temáticas relacionadas à produção de leite e criar soluções inovadoras aplicáveis à área com ajuda de quem entende do assunto: pesquisadores e produtores de leite. Mais informações estão disponíveis no site http://www.ideasformilk.com.br/vacathon/conteudo/inicio. 

Fonte: comunicação da UFSCar

Comentários desta notícia

Publicidade