Publicidade
MEIO FILTRANTE - CPFL Energia premia servidores do Governo do Estado por projetos de eficiência energética

Esta notícia já foi visualizada 744 vezes.

CPFL Energia premia servidores do Governo do Estado por projetos de eficiência energética

Data:28/6/2018

Iniciativa, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Aneel, capacitou 318 funcionários de Sorocaba, Bauru e São Carlos

A CPFL Paulista e a CPFL Piratininga, distribuidoras da CPFL Energia, premiaram os melhores projetos de eficiência energética propostos por funcionários públicos do Governo do Estado de São Paulo. Servidores de Bauru e Sorocaba foram os grandes vencedores da premiação, realizada em parceria com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e com a empresa de programas educacionais Datte.

“Esse projeto estimula que sejamos precursores de um modelo racional e inteligente no consumo de energia e que melhora a qualidade de vida das pessoas”, disse o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

A cerimônia de premiação, realizada nesta quinta-feira (28), no auditório da Secretaria de Energia e Mineração, em São Paulo, reconheceu as três melhores ideias em cada área de concessão sobre como utilizar a energia elétrica de forma eficiente em prédios públicos. Além de servidores de Bauru e Sorocaba, também foram premiados projetos de Reginópolis, Campinas, Santos e São Vicente.

“Temos que adotar medidas para o melhor uso da energia elétrica, que na Secretaria da Administração Penitenciária é o quarto maior dispêndio. Por isso, gostaríamos de agradecer por esse trabalho realizado pela Secretaria de Energia e Mineração e pelo Grupo CPFL, que nos apresentaram uma nova maneira de gerirmos nossos recursos”, destacou o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes. 

Os idealizadores dos seis melhores projetos foram premiados com notebooks, tablets e smartphones. Além disso, o Comando de Policiamento do Interior 4, de Bauru, e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, de Sorocaba, foram contemplados com recursos financeiros da gerência de Eficiência Energética da CPFL Energia para a realização de projetos de eficiência energética, sujeitos à avaliação de viabilidade técnica.

A premiação realizada hoje foi financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética, iniciativa que tem como um dos seus objetivos promover a capacitação de servidores públicos. O PEE capacitou 318 servidores públicos de Sorocaba, Bauru e São Carlos, demandando um de R$ 1,6 milhão por parte das duas concessionárias. A capacitação dos servidores tem como metas gerenciar a demanda, o consumo e a conta de luz em edifícios públicos, além de promover a conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica.

Do total de participantes capacitados, 159 trabalham no setor público de Sorocaba, 102 em Bauru e 57 em São Carlos. Todos passaram por um treinamento integrado que abordou temas como adequação tarifária, histórico de consumo, levantamento de carga, iluminação, entre outros temas relacionados. Durante a capacitação, foram ministradas três aulas presenciais em cada cidade participante, duas vídeo-aulas e quatro palestras online. A premiação é resultado de um ranking que pontua a participação nas aulas teóricas e práticas, assim como a entrega de um Projeto de Eficiência Energética.

“Ao capacitar e premiar os funcionários públicos em uma ação como esta, nós estimulamos a cultura do uso inteligente de energia nos prédios públicos da nossa área de concessão, além de gerarmos um portfólio interessante de projetos de Eficiência Energética desenhados pelos próprios participantes da iniciativa”, afirma o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

O Programa de Eficiência Energética é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem por objetivo estimular o uso da eficiência energética e o consumo de energia consciente por todo o País.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do primeiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

 

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração /   www.energia.sp.gov.br

Comentários desta notícia

Publicidade