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UFSCar lança portal de cursos gratuitos a distância com certificação

Data:8/8/2018

Cursos, em diversas áreas do conhecimento, são destinados ao público em geral


A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou, no último mês de julho, o PoCA - um portal de cursos abertos e gratuitos oferecidos na modalidade a distância, destinado à comunidade acadêmica e ao público em geral, com certificação, também gratuita, ao participante. O PoCA pode ser acessado no endereço eletrônico poca.ufscar.br, onde já estão disponíveis cinco formações nas áreas de Design, Educação a Distância e Ensino Híbrido, com carga horária variando de duas a 10 horas.
Desses cursos, um já conta com versão em Inglês. A ideia é que o conteúdo dos próximos cursos, em Português, seja traduzido em Inglês e Espanhol, com vistas à internacionalização dos processos formativos. Propostas nas áreas de Ensino e Aprendizagem, Educação Especial e Tecnologias na Educação também já estão sendo produzidas.
"Fazia tempo que queríamos oferecer atividades abertas à comunidade, cumprindo o papel da Universidade de promover a extensão, com cursos gratuitos e de qualidade", ressaltam Cleide Araújo, Ana Paula Rodrigues e Priscila Bianchi, da equipe da Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas (CIPeF) da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar, coordenada por Maria Angélica Zanotto. Lançado durante o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias (CIET:ENPED:2018) - realizado na UFSCar -, o PoCA já contabiliza mais de 400 usuários cadastrados e, para acessar, basta preencher um cadastro simples.
A sigla do PoCA faz uma dupla referência: além de abreviar a expressão "portal de cursos abertos", também remete ao verbo pocar (póka+ar), palavra de origem Tupi que significa "bater com força, estourar". Esse sentido vai ao encontro do anseio da equipe da CIPeF em dar ampla divulgação e acesso aos conteúdos formativos e provocar mudanças a partir deles.
O PoCA nasceu de um outro projeto - o Inovaeh (inovaeh.sead.ufscar.br), um site que funciona como um espaço de apoio ao ensino híbrido, com cursos e materiais sobre abordagens híbridas e práticas pedagógicas apoiadas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). "O Inovaeh foi realizado com recursos de um edital da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], com o intuito de ajudar professores com materiais, tutoriais, reportagens e também cursos específicos sobre ensino híbrido e usos de tecnologia na educação", contam as pedagogas da CIPeF. Para abrigar as propostas formativas do Inovaeh, foi criada uma plataforma no Moodle (ambiente virtual de aprendizagem) e, com isso, abriu-se a possibilidade de ampliar a oferta de cursos para outros públicos e áreas de conhecimento. "Assim, o PoCA é mais amplo. Trata-se de uma plataforma de cursos abertos que hospeda também os cursos do Inovaeh, cujas temáticas são mais restritas ao ensino híbrido", descrevem elas.

Proposta de cursos
Além de oferecer a possibilidade de capacitação e aperfeiçoamento, o PoCA está aberto para receber a proposição de novos cursos. O proponente pode ser servidor docente ou técnico-administrativo da UFSCar ou de qualquer outra instituição de Ensino Superior.
Para enviar as propostas, é necessário preencher informações como nome do curso, descrição, justificativa, público-alvo, carga horária, objetivos, critérios para certificação e bibliografia básica, bem como indicar quais materiais didáticos e atividades do Moodle serão utilizados - o formulário já apresenta uma série de opções.
Caso necessário, a SEaD oferece apoio na produção de materiais didáticos, criação de banco de questões, edição da sala virtual no Moodle, além de suporte e orientação durante todo o processo de propositura. Os interessados em propor cursos devem ler o regulamento e fazer a proposição. Quem preferir, pode entrar em contato com a SEaD, pelo e-mail contato@poca.ufscar.br ou pessoalmente, na própria Secretaria (localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar).

Assessoria pedagógica gratuita
Diferentemente do PoCA, que tem um público-alvo mais amplo, o Inovaeh busca incentivar a inovação pedagógica e tecnológica do trabalho docente e, assim, é direcionado a professores do Ensino Superior, podendo também subsidiar a prática de professores da Educação Básica.
Os usuários podem, inclusive, utilizar o serviço de assessoria pedagógica do Inovaeh - o Assessoraeh -, contando com a orientação dos profissionais da SEaD para práticas pedagógicas que utilizem abordagens híbridas e apoiadas em TDIC. Os serviços do Assessoraeh estão disponíveis para toda a comunidade da UFSCar pelo Sistema de Apoio Moodle (SAM).
Além de materiais constantemente atualizados pela equipe pedagógica da SEaD, o Inovaeh oferece cursos - até agora, cinco já estão disponíveis e outros serão lançados em breve.

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