Publicidade
MEIO FILTRANTE - Toyota prepara novo investimento produtivo no Brasil

Esta notícia já foi visualizada 299 vezes.

Toyota prepara novo investimento produtivo no Brasil

Data:18/9/2018

Em Toyota City, no Japão, Steve St. Angelo (esq.) e Igor Calvet assinam memorando de entendimentos

Ainda não se trata do Prius nacional; montadora fará o anúncio nos próximos dias 

MÁRIO CURCIO, AB
 
A Toyota vai anunciar um investimento em pouco mais de uma semana como desdobramento do Rota 2030. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o CEO da montadora, Steve St. Angelo, e o secretário Igor Calvet, do MDIC, assinaram um memorando de entendimento no Japão.

O diretor de assuntos governamentais da Toyota, Ricardo Bastos, afirmou que se trata de um investimento produtivo, mas não para a montagem do carro híbrido flex Prius, embora estudos de viabilidade de investimento nessa tecnologia façam parte do texto do documento, entre outros pontos. Também não será em São Bernardo do Campo (SP). Faria sentido algo para Indaiatuba (SP), que neste mês completa 20 anos e tem de se preparar para a próxima geração do Corolla, que utiliza outra plataforma (TNGA). Pode-se até pensar em um novo modelo, já que a unidade só montou o Corolla (e por algum tempo sua versão perua, Fielder) desde a inauguração. E a fábrica de motores de Porto Feliz (SP), que ainda não começou a produzir os motores 1.8 e 2.0, também poderá receber algum aporte. 

Na semana passada, o MDIC realizou uma missão no Japão com Igor Calvet e os secretários Rafael Moreira e Thaíse Dutra. Eles se reuniram com executivos de montadoras e de outras empresas e representantes do governo japonês. Lá foram apresentados o conteúdo do Rota 2030 e a agenda brasileira da indústria 4.0.

“As empresas japonesas têm um nível tecnológico altíssimo. Quando elas investem no Brasil ocorre uma redução da distância entre o veículo produzido e aqueles desenvolvidos nos centros tecnológicos mais avançados do mundo”, explicou Calvet.


Durante o primeiro dia do Congresso da Mobilidade Elétrica (que ocorre no Transamérica Expo Center), Ricardo Bastos afirmou que os testes com o híbrido Prius equipado com motor flex “superaram as expectativas da montadora”.


Fonte:  www.automotivebusiness.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade