MEIO FILTRANTE - Bosch exibe soluções avançadas para pesados
Esta notícia já foi visualizada 1023 vezes.



Bosch exibe soluções avançadas para pesados

Data:18/10/2019

Interface da tecnologia Perfectly Keyless, que conecta o motorista com os smartphones dos gerentes logísticos e gestores de fretes pela nuvem


Produtos estão baseados em requisitos de automação, eletrificação e conectividade

PEDRO DAMIAN, PARA AB


A Bosch é uma das empresas mais presentes nos estandes das grandes montadoras na Fenatran 2019, que ocorre até 18 de outubro no São Paulo Expo. Além do próprio espaço, em que mostra seu portfólio de soluções, as peças e tecnologias desenvolvidas pela empresa são encontradas na maioria dos veículos exibidos.

“Apresentamos na Fenatran o futuro da assistência ao motorista, focando o segmento dos veículos pesados. Acreditamos que quase tudo o que está sendo mostrado na feira de alguma forma tem nossa participação”, afirma Besaliel Botelho, presidente da Bosch para a América Latina.

Um exemplo é o caminhão elétrico e-Delivery, da VW Caminhões e Ônibus, um dos destaques do evento e para o qual a empresa é fornecedora: “A Bosch participa desse consórcio de tecnologia com uma série de equipamentos de assistência ao motorista, que preveem diversas situações nas estradas pela inteligência artificial. Por exemplo, há a troca de marcha automática, em situações de subida de rampa, de descida, desaceleração com recuperação de energia. Essas tecnologias têm o viés da redução do consumo de combustível e também de conectividade com o motorista”, afirma o executivo, que inclui a segurança entre os focos da empresa.

“Temos como foco dos mais importantes na área de logística de transporte pesado a segurança, que passa por tecnologias tradicionais, como sistema de freio ABS e câmeras que ajudam com a visualização 360 graus do caminhão e que auxiliam na manobrabilidade”, afirma Botelho.


Em relação à eletrificação no Brasil, o dirigente não acredita que a massificação da tecnologia ocorra rapidamente. “Aqui a eletrificação será uma evolução, prestigiando combustíveis como o etanol em veículos híbridos. O veículo elétrico virá, mas em um tempo que vai caber no bolso da população sem subsídio governamental, porque a tecnologia do futuro é uma tecnologia de produção elétrica”, afirma Botelho, que finaliza: “Tirar toda a propulsão a combustão dos veículos de passeio não vai acontecer rapidamente. É um processo lento, porque temos outras opções economicamente mais viáveis. Hoje o que manda é a economia da inovação.”

TECNOLOGIA PARA O FUTURO ESTÁ ENCAMINHADA


A Bosch exibe na Fenatran 2019 alguns exemplos de quanto a empresa está avançada nas questões de tecnologia para o futuro. Entre eles destacam-se dois exemplos:

Perfectly keyless - trata-se de uma chave com um aplicativo que conecta o motorista com os smartphones dos gerentes logísticos e gestores de fretes pela nuvem, que poderão indicar determinado motorista dentro de uma rota específica. O Perfectly Keyless gera uma chave digital segura e pessoal e a envia pela nuvem para o caminhão e para o smartphone do motorista.

Servotwin - base para a direção autônoma, o sistema de direção facilita o esterçamento de veículos comerciais pesados graças à inovação eletro-hidráulica, tecnologia que combina o sistema de direção hidráulica de esferas recirculantes com uma plataforma de uma unidade de controle elétrico.


Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br

Comentários desta notícia

Publicidade